top of page
20150908_102112.jpg

Trekking Baixa Grande 2 dia

CODIGO PRODUTO: 007

Um roteiro que visita o coração dos Lençóis Maranhenses, em dois dias e uma noite. Saída desde de Barreirinhas, via rio Preguiças, visita o circuito Pequenos Lençóis Maranhenses, também, visita a vila de Mandacaru e seu cartão postal o Farol das Preguiças, antes de chegar a Atins.

Dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o roteiro visita o oásis de Baixa Grande, um dos locais mais preservados no deserto brasileiro e a região da Lagoa Bonita, sem comentários o pôr do sol mais bonito do nosso destino, ao fim do segundo dia os participantes retornam para Barreirinhas.

GEOGRAFIA E LOCALIZAÇÃO 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, possui uma área territorial de 1.550 km quadrados, está localizado em três municípios do estado do Maranhão. A dois graus sul da linha do equador, seu território dividir-se entre os municípios de Barreirinhas com 53% da área, município de Santo Amaro com 36% da área, município de Primeira Cruz com 11% da área. O parque foi criado em 10 de junho de 1981. Sua idade geológica são cerca de 400.000 mil anos, o deserto se move segundo a direção do vento, do Leste para o Oeste, algo entre 10 e 50 metros por ano. Suas lagoas provem das chuvas que inundam o lençol freático maranhenses. Entre Maio e Junho, algumas lagoas alcançam níveis altíssimo de água, o que faz ocasionar o rompimento das barreiras de dunas, formando com o fenômeno um estouro de água corrente que seguem em direção ao oceano, finalizando assim a vida e beleza de algumas regiões alagadas. O organismo é efêmero e nos proporciona paisagens diferentes em momentos distintos ao longo do ano.

SOBRE O CLIMA LOCAL

Em razão da nossa proximidade com a linha do equador, cerca de 300km ao sul, não possuímos amplitude larga de temperatura, durante o dia cerca 33° graus, durante a noite cerca 27° graus. Chove entre Janeiro e Maio, venta forte entre Julho e Novembro. 

MELHOR ÉPOCA PARA FAZER ESTE PASSEIO

Um roteiro recomendado para o ano inteiro, entre Janeiro e Dezembro por alcançar bons lugares, com boas bacias de agua na região.

RAZÕES PARA FAZER ESTE PASSEIO

Para quem curti caminhar e não tem tempo suficiente para realizar uma caminhada com mais dias no plano, vale apena, são dois bons dias de caminhada.   

O QUE ESTÁ INCLUIDO

Passeio de barco no rio Preguiças

Transporte entre Atins e Rio Negro em 4x4

Alimentação completa

Pernoites com café da manhã em Baixa Grande

Pôr do sol em Lagoa Bonita

4x4 desde Lagoa Bonita até Barreirinhas

Condutor especialista

Seguro acidente

O QUE NÃO ESTÁ INCLUIDO

Nenhum transporte não mencionado

Nenhuma hospedagem não municionada

Nenhuma alimentação não mencionada

O QUE LEVAR PARA ESTE PASSEIO

Roupa de banho

Camisas de proteção solar

Calças de proteção solar

Óculos de proteção solar e luminosa

Chapéu

Protetor para o pescoço 

Bastões 

Protetor Solar

Um par de meias

Sandálias

Canga de praia

Mochila de 30L

Sacos impermeáveis

Entre Janeiro e Maio, capa de chuva. 

 

VALOR DO INVESTIMENTO

R$ 990 reais por pessoa - Tudo Incluso

Grupo entre 4 e 8 pessoas.

CONSULTAR VALOR

BARREIRINHAS, RIO PREGUIÇAS, ATINS, DUNA DA BANDEIRA, BAIXA GRANDE.

O embarque acontece as 8:30 da manhã, o passeio pelo rio Preguiças feito em barcos com motor de poupa, a subida do rio é feita de forma tradicional em barcos coletivos para até 10 pessoas. Os participantes, visitam ao longo do curso do rio os Pequenos Lençóis Maranhenses e praia dos macacos, animais silvestres avistados nas arvores de manguezais nas margens do rio Preguiças.

Em seguia o tour continua pelo rio até a próxima parada, a vila de Mandacaru os participantes podem visitar o Farol das Preguiças localizado naquele vilarejo. Administrado pela Marinha do Brasil, a visita é gratuita e autorizada em horário regulado.

Em Mandacaru também o participante pode apreciar o trabalho de turismo de base comunitária exercido pela comunidade da vila, os nativos da região das praias na vila de Mandacaru produzem, artesanato da fibra do buriti, também produzem sorvete de frutas naturais da região, entre muitos outros trabalhos feitos a mão, uma boa oportunidade de levar uma lembrança dos Lençóis Maranhenses, uma vez que a área visita durante nossa travessia é uma unidade de conservação natural federal, não podemos retirar nada de dentro do parque além do lixo que produzimos e os que eventualmente encontramos. Mandacaru é o local para aquisição do souvenir.

Em seguida a vila de Mandacaru nos dirigimos a praia de Atins, nosso ponto de almoço e banho na foz do rio, local onde a agua do rio encontra a agua do mar.

As 14 da tarde o grupo embarca no 4x4 que nos conduz até a duna da bandeira, local onde iniciamos nossa caminhada as 15 da tarde.

Nosso trecho de caminhada são de oito quilômetros entre a duna da bandeira e o oásis Baixa Grande, uma trilha sobre dunas e lagoas ao longo do caminho, após parada técnica para mergulho nas lagoas, estando a cerca de um quilometro do objetivo, escolhemos a duna mais alta da região para assistimos ao pôr do sol.

Em Baixa Grande, nos instalamos na casa dos nativos da região as famílias provem dos todos os serviços necessários para nossa estadia, locais para ducha, local para recarregar nos aparelhos eletrônicos, banheiros modernos, alimentos e bebidas.

FORMAS DE RESERVAR E PAGAMENTOS

Para reservar você deve pagar 20% do valor do serviço. O restante do pagamento, você paga no check-in da atividade, das seguintes forma:

Pix brasileiro

Transferência via Paypal

Transferência entre Bancos - Nacional e internacional

Pagamento em cartão de credito parcelado em até 06x(acréscimo de taxa)

bottom of page