mulher na bicicleta.jpg

Travessia dos Lençóis Maranhenses 

A Travessia dos Lençóis Maranhenses com Bicicletas, atividade realizada em três dias e duas noites, sobre duas rodas nos Lençóis Maranhenses. Uma aventura pra quem curti as magrelas. Pedalando sobre o deserto, as vezes precisamos subir, outras vezes precisamos descer, é ai que adrenalina corre no sangue. A experiência é diferente, emocionante, o alcance das bicicletas é imenso, diferente do trekking ganhamos mais em paisagem, com bicicletas somos mais rápido. O fenômeno das chuvas, garanti firmeza na superfície da duna deixando perfeita para o pedal.

 

Descrição da expedição dia a dia - 95km pedalando - 03Dias/ 02Noites

Dia 1 - Barreirinhas/ Lagoa Bonita/ Baixa Grande, as quatro da manhã, todos os participantes são resgatados em suas hospedagens e conduzidos para a região da Lagoa Bonita, onde um café da manhã organizado pela equipe nos aguarda, para que então possamos iniciar nosso pedal, por volta das seis quando a luz é plena e a pedalada fica segura com muita visibilidade o caminho. A equipe Costa Leste, anteriormente ao pedal, fazem as recomendações de como funciona o pedal sobre as dunas.

O trecho do primeiro tem 21km de extensão, desde a Lagoa Bonita até o oásis Baixa Grande, no percurso é desenvolvido no sentido de serpentear a duna, facilitando a pedalada.

Algumas vezes temos que nos transferir de uma linha de duna para outra. algumas vezes subimos outras vezes descemos. A dificuldade do primeiro dia é moderada, com muitas paradas técnicas nas lagoas para relaxar e mergulhar. 

Nossa estadia nos oásis são nas casas dos nativos, dormimos em redes maranhenses com a da foto com o senhor relaxando após o pedal. Os nativos também nos oferecem serviços de alimentação, bebidas e suas casas, estão equipadas com energia solar, facilitando o uso de nossos equipamentos eletrônicos.

Dia 2 - Baixa Grande/ Queimada dos Britos/ Rancharia, em nosso segundo dia, após o café da manhã realizamos a primeira etapa do dia entre os oásis Baixa Grande e Queimada dos Britos. São 10km sobre as dunas. Em Queimada dos Britos, fazemos nossa pausa para o almoço, após aproveitar bastante as lagoas desse caminho, para que em seguida pela tarde, possamos fazer mais 10km entre Queimada e Rancharia local da nossa segunda pernoite.

Nossa segunda pernoite, se dá em dos lugares mais bonito dos Lençóis Maranhenses, elegido por toda equipe Costa Leste EcoAventura, o Povoado Rancharia, cercado por serras de areais com mais de 100 metros de altura, cria uma paisagem sul real das dunas. Um lindo lago dividindo as dunas do vilarejo, é um dos charmes do local. Em Rancharia nos instalamos na casa de dona Tatiana.

Dia 3 - Povoado Rancharia/ Betânia/ Santo Amaro/ Barreirinhas, em nosso terceiro dia começamos bem cedo, em direção ao primeiro objetivo chegar a Betânia, um lindo lugar as margem do rio Alegre, onde faremos nossa pausa para almoço, até lá serão cerca de 13km, e então, as 14 da tarde, damos inicio a nossa segunda parte do dia por mais 08km entre Betânia e Santo Amaro do Maranhão.

Nossa segunda parte do ultimo dia, também tem seu charme com as linda lagoas da Betânia. Um vilarejo ao lado das dunas, banhado pelo rio Alegre. Dependendo do condicionamento dos participantes, a expedição de forma extra, pode se deslocar até a lagoa da gaivota um lindo local naquela região antes chegar a cidade de Santo Amaro.

Em Santo Amaro do Maranhão, ao chegar a cidade os participantes esticam a pedalada por algumas ruas da cidade fazendo um pequeno citytour até chegar ao cento, na praça principal onde está localizada a igreja católica, onde cujo o santo padroeiro da nome a cidade. Em transporte da equipe Costa Leste EcoAventura, realiza o translado de volta a Barreirinhas ao fim do dia.

Check-List de Equipamentos Cicloturismo nos Lençóis Maranhenses

Mochila 30L

Camisas manga longa proteção UV

Sandálias de dedo

Sandálias de mergulho

protetores de pescoços

Chapéus

Óculos de sol

Toalha esportivas

Roupa de banho

Protetor solar

Equipamentos fotográficos 

Valores de investimentos.

R$ 1.900,00 reais por pessoa 

Grupo Max. 04pax Min. 02pax

Vigência deste roteiro:01/01/2022 a 30/05/2022

O que está incluso

Seguro Acidentes

Condutor - Idioma - Português

Equipamentos de Pedal:

Bicicletas

Luvas

Capacete

Radio Comunicadores

Sacos Estanque

Camisas manga longa

Lanche de trilha

02 Almoço típico

02 Jantar típico

02 café da manhã

02 Pernoites

Transportes 4x4 in/out 

95km pedalando

Vigência deste roteiro: 01/07/2022 a 30/10/2022

(98)  99152-2901

Sem títuKGJHGlo-1.png